top of page
pngwing_edited_edited.png

O que  é estágio

Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação do estudante no ramo profissional.
Quem pode estagiar 
Pode ser estagiário aquele estudantes a partir de 16 anos frequentando o ensino regular nos seguintes tipos de instituições: educação superior, educação profissional, ensino médio, educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (EJA).
Algumas informações importantes

Saiba que contratar um estagiário pode ser uma boa ideia, muito empreendedores, inclusive, já estão colocando ela em prática, veja alguns dados abaixo: Um levantamento dos principais Agentes de Integração que seleciona estagiários para diversas empresas, apontou que o número de vagas de estágio deve crescer 9,4% chegando a 35 mil vagas. Números que, com certeza, mostram a força que os programas de estágio encontraram na atual realidade econômica nacional.

Mas esses números também acendem um sinal de alerta para as companhias e seus gestores, afinal, estagiários não são sinônimos de “pau pra toda obra”, não. Diferentemente do que muitos ainda pensam, contratar um estagiário não significa optar por uma mão de obra barata. O principal objetivo ao estabelecer um programa de estágio na sua empresa deve ser, ter acesso a um profissional que está dando os primeiros passos no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, claro, contar com alguém motivado a desempenhar bem as atividades que forem apresentadas.

É preciso ter bem claro que estagiário não é jovem aprendiz, o Jovem Aprendiz é um programa do governo que incentiva empresas a contratarem estudantes com idades entre 14 e 24 anos que estejam matriculados em um programa de aprendizagem numa ONG, escola técnica ou escolas do Sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop), ele é contratado pela CLT, o que caracteriza o vínculo empregatício e tem uma carga horária máxima de 20 horas semanais, e deve aplicar na empresa o que aprendeu na teoria.

Vantagens
kisspng-computer-icons-management-chart-5ada1f6084a678_edited.png
O fato de ter uma pessoa que, ao menos teoricamente, está ingressando em sua primeira experiência real no mercado e, consequentemente, está cheia de vontade e disposição para aprender. A grande maioria dos estagiários encara esse primeiro contato com o trabalho como uma oportunidade de praticar tudo que é aprendido e discutido nas salas de aula, e esse momento único na recém-inaugurada carreira profissional abre as portas para que a sua empresa molde o estilo e a dinâmica de trabalho dele de acordo com as necessidades da vaga, quase uma garantia de bons resultados.
O melhor de tudo é que para o estudante, entrar em um estágio também é um ótimo negócio, mesmo com a remuneração baixa, ele obtém a possibilidade de conseguir experiência na área profissional, o que é excelente para o currículo. Muitas empresas também aproveitam os processos de estágio para selecionar os melhores profissionais do mercado antes que eles se formem, colaborando para a manutenção de uma equipe de ponta, mais produtiva e especialista em sua função.
Contratação de um estagiário sob a ótica da ausência do vínculo empregatício. Isso significa que ele não precisa ser contratado com base na CLT, o que, por si só, já garante uma taxa bem menor de encargos, o estagiário não é cadastrado no PIS/PASEP, não tem aviso prévio em caso de rescisão contratual e nem 13º salário, a ele também não se aplicam as obrigações relativas a contrato de experiência, contribuição sindical, aviso prévio, 1/3 sobre férias e verbas rescisórias.
Sem Título-1.png
bottom of page